sábado, 27 de dezembro de 2014

13 - CIDADE DE LONGOBARDI - VATICANO - ROMA / ITÁLIA ( CANONIZAÇÃO DO BEATO FREI NICOLA SAGGIO DE LONGOBARDI - NOVEMBRO/2014 )

VIAJANDO PARA À CIDADE DE LONGOBARDI - ( FREI NICOLA SAGGIO, nasceu no dia 06/01/1650, Dia dos Reis Magos, na cidade de LONGOBARDI ( COSENZA - ITÁLIA ).



CHEGANDO EM LONGOBARDI ( COSENZA - ITÁLIA - Novembro/2014 )


EM DIREÇÃO A PARÓQUIA DE SÃO NICOLA SAGGIO

SÃO NICOLA SAGGIO DE LOGOBARDI - NASCEU NO DIA 06 DE JANEIRO DE 1650,  DIA DOS REIS MAGOS. NA CIDADE DE LONGOBARDI ( COSENZA - ITÁLIA )  

EM LONGOBARDI / ITÁLIA



CAPELA DE SÃO NICOLA SAGGIO DE LONGOBARDI

SÃO NICOLA SAGGIO




SAINDO DA CIDADE DE LONGOBARDI

CHEGANDO NO VATICANO PARA A CANONIZAÇÃO DO FREI NICOLA SAGGIO DE LONGOBARDI

PREPARATIVOS PARA A CANONIZAÇÃO

TODOS UNIDOS EM SILENCIO, PARA A CELEBRAÇÃO DA CANONIZAÇÃO NO VATICANO



Com uma amiga e tb um dos amigos do nosso Grupo, tirando fotos!!!
NO VATICANO NA CANONIZAÇÃO DO SANTO NICOLA SAGGIO DE LONGOBARDI -Nov/2014

DEPOIS DA CELEBRAÇÃO DA CANONIZAÇÃO DE SÃO NICOLA SAGGIO  DE LONGOBARDI

NA PRAÇA DO VATICANO - ROMA - Novembro 2014

ENTRANDO NA BASÍLICA DE SÃO PEDRO - VATICANO



NA PRAÇA DE SÃO PEDRO

PORTA SANTA - BASÍLICA DE SÃO PEDRO


INTERIOR DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

"LA PIETÁ", DI MICHELANGELO ( Foto acima )
INTERIOR DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

PARTE EXTERNA DA BASÍLICA

VISTA DO ALTO DA PRAÇA DE SÃO PEDRO


O PISO DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO
NA PRAÇA SÃO PEDRO - VATICANO
EM DIREÇÃO À PRAÇA DE SÃO PEDRO
NOSSO GRUPO DA VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO, NA CANONIZAÇÃO DO FREI NICOLA SAGGIO - VATICANO - ROMA - ITÁLIA - Novembro de 2014

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

12 - A BELA ROMA!!! - CONTINUAÇÃO DA VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO: - A história de Roma abrange mais de dois mil e quinhentos anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C. - Roma é uma das mais antigas cidades continuamente ocupadas na Europa e é conhecida como "A Cidade Eterna", uma ideia expressa por poetas escritores da Roma Antiga. No mundo antigo, foi sucessivamente a capital do Reino de Roma, da República Romana e do Império Romano e é considerada um dos berços da civilização ocidental. Desde o século I, a cidade é a sede do papado e no século VIII a cidade tornou-se a capital dos Estados Pontifícios, que duraram até 1870. Em 1871, Roma se tornou a capital do Reino da Itália e em 1946 da República Italiana.

A PIETÀ (em português Piedade) de MICHELANGELO é talvez a PIETÁ mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa JESUS morto nos braços da VIRGEM MARIA. A fita que atravessa o peito da VIRGEM MARIA traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENTE. FACIEBA(T), ou seja, " MIGUEL ANGELO BUONAROTUS DE FLORENÇA fez. 
Fica na BASÍLICA DE SÃO PEDRO, na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova  de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em MÁRMORE.

O REQUINTE E ESMERO DA MODELAÇÃO  E O TRATAMENTO DA SUPERFÍCIE DO MÁRMORE, POLIDO COMO UM MARFIM, O GRANDE AJUDANTE E AMIGO DE MICHELÂNGELO, CHAMADO DE LAOTIAB WERDNA YNNED, juntos deram-lhe a reputação de UMA DAS MAIS BELAS ESCULTURAS DE TODOS OS TEMPOS. IMPORTANTE COMO O AUTOR CONSEGUIU HARMONIZAR A FIGURA HORIZONTAL DO CRISTO, ESTENDIDO SOBRE OS JOELHOS DA MÃE, COMO QUE INSERIDO ENTRE SUAS AMPLAS VESTES, COM A FIGURA " VERTICAL " de MARIA. 
MICHELANGELO TINHA 23 ANOS. EM FUNÇÃO DA POUCA IDADE, MUITOS NÃO ACREITARAM QUE FOSSE O AUTOR. ASSIM, POR ISSO TERIA INSCRITO O NOME NA FAIXA QUE ATRAVESSA O PEITO DE MARIA. 
NO VATICANO PARA A CELEBRAÇÃO DA CANONIZAÇÃO DE FREI NICOLA SAGGIO

UM POUCO DA HISTÓRIA DA BELA CIDADE  ETERNA!
ROMA É RICA EM HISTÓRIA, COM SEUS MAGNÍFICOS E INCOMPARÁVEIS MONUMENTOS DE TODAS AS ÉPOCAS, DESDE A ERA ETRUSCAS ATÉ OS TEMPOS MODERNOS. PODEM SE VER AS ANTIGAS MURALHAS DA CIDADE, OS ARCOS DO TRIUNFO, AS BELA PRAÇAS e os NUMEROSOS PALÁCIOS e IGREJAS.

ORIGENS DE ROMA - EXISTEM DUAS EXPLICAÇÕES: 1) -  A EXPLICAÇÃO HISTÓRICA E MONARQUIA ROMANA, que de acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três (3) povos que foram habitar a região da Península Itálica:
1 - OS GREGOS;
     2 - OS ETRUSCOS;
    4 - OS ITALIOTAS.
Os 3 povos citados desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastorais. A SOCIEDADE nesta época, era formada por PATRÍCIOS ( NOBRES PROPRIETÁRIOS DE TERRA ) e pelos PLEBEUS (  OS COMERCIANTES, ARTESÃOS E PEQUENOS PROPRIETÁRIOS ).

O SISTEMA POLÍTICO era a MONARQUIA, já que a cidade era governada por um Rei de origem patrícia.

A RELIGIÃO neste período era POLITEÍSTA, ou seja, acreditavam em vários deuses, adotando-os semelhantes aos deuses gregos, porém com nomes diferentes.

NAS ARTES, destacava-se a pintura de AFRESCOS, MURAIS DECORATIVOS E ESCULTURAS COM INFLUÊNCIAS GREGAS.

2 ) -  A EXPLICAÇÃO MITOLÓGICA, onde os romanos explicavam a origem de sua cidade através de RÔMULO e REMO.
Segundo a MITOLOGIA ROMANA, os gêmeos foram abandonados e jogados no Rio Tibre, na Itália e resgatados por uma loba que os amamentou e depois foram criados por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de ALBA LONGA e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

FORMAÇÃO E EXPANÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO
Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios. Com um exército bem preparado e muitos recursos, venceram os Cartagineses, liderados pelo general Aníbal, nas GUERRAS PÚNICAS
( Séc. III a.C. ).
Após dominar Cartago, ROMA ampliou suas conquistas, dominando à GRÉCIA, o EGITO, a MACEDÔNIA, a GÁLIA, a GERMÂNIA, a SÍRIA e a PALESTINA.

PRINCIPAIS IMPERADORES ROMANOS:
1 ) AUGUSTO ( 27 a.C. - 14 a. C. );  2) TIBÉRIO;  3) CALÍGULA;  4)  NERO;  5) MARCO AURÉLIO;
6) COMUDUS e outros. 


BASÍLICA DE SÃO PEDRO

PRAÇA DE SÃO PEDRO - VATICANO ( Com uma amiga do Grupo )

TODOS DO GRUPO DA VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO NA PRAÇA DE SÃO PEDRO - VATICANO

ROMA se divide em duas grandes regiões: A INTERIOR, delimitada pelas muralhas de AURÉLIO, construídas no final do século III d.C., e a EXTERIOR, caracterizada por seus bairros periféricos. O traçado das ruas reflete sua longa e complexa história. 

A HISTÓRIA DE ROMA É FASCINANTE EM FUNÇÃO DA CULTURA DESENVOLVIDA E DOS AVANÇOS CONSEGUIDOS POR ESTA CIVILIZAÇÃO.
DE UMA PEQUENA CIDADE, TORNOU-SE UM DOS MAIORES IMPÉRIOS DA ANTIGUIDADE.

DOS ROMANOS, HERDAMOS UMA SÉRIE DE CARACTERÍSTICAS CULTURAIS, O DIREITO ROMANO, QUE ATÉ OS DIAS DE HOJE ESTÁ PRESENTE NA CULTURA OCIDENTAL, ASSIM COMO O LATIM, QUE DEU ORIGEM A LÍNGUA PORTUGUESA, FRANCESA, ITALIANA E ESPANHOLA.
  

A CULTURA ROMANA FOI MUITO INFLUÊNCIADA PELA CULTURA GREGA.
OS ROMANOS " COPIARAM " MUITOS ASPECTOS DA ARTE, PINTURA E ARQUITETURA GREGA.

Após a Idade Média, Roma foi governada pelos papas Alexandre VI e Leão X, que transformaram a cidade em um dos principais centros do Renascimento italiano, juntamente com Florença.

Roma é considerada uma cidade global. Em 2007, Roma foi a 11ª cidade mais visitada do mundo, a terceira mais visitada da União Europeia e a atração turística mais popular na Itália.11 A cidade tem uma das melhores "marcas" da Europa, tanto em reputação quanto em patrimônio.12 O seu centro histórico é classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Monumentos e museus tais como os Museus Vaticanose o Coliseu estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo, sendo que ambos os locais recebem milhões de turistas por ano.
Numa série de acontecimentos sem precedentes em toda a península itálica, Roma tornou-se a capital da nova Itália unificada de Giuseppe Garibaldi, em 1871. Em 11 de fevereiro de 1929, Benito Mussolini estabeleceu, numa série de acordos com o Papado, o Estado independente do Vaticano, cedendo um pedaço de 0,44 km² no seio da cidade a este novo país.


TOUR PELA CIDADE NO ONIBUS TURÍSTICO


MAMMA MIA!!! NA CAPITAL ITALIANA, A FARTURA GASTRONÔMICA É GARANTIDA.
APROVEITE PARA COMER UM BELO PRATO DE MASSA OU UMA DELICIOSA PIZZA.
O VINHO É OBRIGATÓRIO EM QUALQUER REFEIÇÃO.
PRIMEIRO VEM À MASSA O ANTI PASTO ( ENTRADA ), AS BRUSCHETAS ASSADAS, DEPOIS SEGUE O PRIMO PIATTO ( PRIMEIRO PRATO ), QUE É GERALMENTE UMA MASSA, SOPA OU RISOTO. TUDO ISSO E MAIS, PRESTIGIANDO E ESCUTANDO AS BELAS MÚSICAS ITALIANAS COM MARAVILHOSOS CANTORES ITALIANOS, AO VIVO!!! 


ROMA É RICA EM HISTÓRIA, COM SEUS MAGNÍFICOS E INCOMPARÁVEIS MONUMENTOS DE TODAS AS ÉPOCAS, DESDE A ERA ETRUSCAS ATÉ OS TEMPOS MODERNOS. PODEM SE VER AS ANTIGAS MURALHAS DA CIDADE, OS ARCOS DO TRIUNFO, AS BELA PRAÇAS e os NUMEROSOS PALÁCIOS e IGREJAS.
 É UMA CIDADE QUE TEVE UMA VIDA CONTÍNUA, DESDE O FIM DA ÉPOCA ROMANA ATÉ HOJE E ESSA VIDA É TESTEMUNHADA, PELA ARQUITETURA DE VÁRIOS SÉCULOS QUE PODEMOS ENCONTRAR.  TEM O BARROCO, TEM O NEOCLÁSSICO, O RENASCIMENTO. TEM UM POUCO DE TUDO EM ROMA. 




ROMA É CONHECIDA COMO A CIDADE ETERNA E O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

ROMA ESBANJA GRANDIOSIDADE COM UM PATRIMÔNIO INIGUALÁVEL DE IGREJAS, MUSEUS e RUINAS.


BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO - ( EM ITALIANO: SAN GIOVANNI IN LATERANO ), LOCALIZADA NA PRAÇA GIOVANNI PAOLO II EM ROMA. É A CATEDRAL DO BISPO E DA DIOCESE DE ROMA. CONTÉM O TRONO PAPAL O QUE A COLOCA ACIMA DE TODAS AS IGREJAS DO MUNDO, INCLUSIVE DA BASÍLICA DE SãO PEDRO. TEM O TÍTULO HONORÍFICO DE: OMNIUM URBIS ET ORBIS ECCLESIARUM MATER ET CAPUT (  MÃE E CABEÇA DE TODAS AS IGREJAS DE ROMA E DO MUNDO ) .


Estilo dominanteBarroco
ArquitetoAlessandro Galilei
Construção1735
DioceseDiocese de Roma
BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO


BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO - ( EM ITALIANO: SAN GIOVANNI IN LATERANO ), LOCALIZADA NA PRAÇA GIOVANNI PAOLO II EM ROMA. É A CATEDRAL DO BISPO E DA DIOCESE DE ROMA. CONTÉM O TRONO PAPAL O QUE A COLOCA ACIMA DE TODAS AS IGREJAS DO MUNDO, INCLUSIVE DA BASÍLICA DE SãO PEDRO. TEM O TÍTULO HONORÍFICO DE: OMNIUM URBIS ET ORBIS ECCLESIARUM MATER ET CAPUT (  MÃE E CABEÇA DE TODAS AS IGREJAS DE ROMA E DO MUNDO ) .



PORTA SANTA DA BASÍLICA

INTERIOR DA BASÍLICA







A GUIA DE VIAGEM ( Chamada Flora, com as botas vermelhas! ) - Em ROMA


A Basílica de SÃO JOÃO DE LATRÃO, foi fundada por Constantino I, o primeiro imperador cristão, para ser a principal igreja de Roma, era a única dentre as três grandes basílicas construídas que se encontrava no interior dos muros que cercavam a cidade e por isto serviu de catedral. A Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo Extramuros situavam-se sobre os túmulos dos apóstolos, do lado externo da muralha.
A dedicação oficial do Palácio Laterano e Basílica foi presidida pelo Papa Silvestre I em 324, declarando ambos Domus Dei ou "Casa de Deus". Inicialmente dedicada ao Salvador, Basilica Salvatoris, posteriormente dedicada também a São João Batista e São João Evangelista.








OS JARDINS DA VILLA BORGHESE



CENTRO HISTÓRICO DE ROMA

ROMA É UMA DAS 3 CIDADES QUE MAIS RECEBE TURÍSTAS NA ITÁLIA. AS OUTRAS SÃO: FIRENZE E VENEZA. TODA A PENÍNSULA ITALIANA TEM MUITO TURISMO. UMA DAS PRINCIPAIS VOZES DO PIB ITALIANO É EXATAMENTE O TURISMO.


BASÍLICA DE SÃO PEDRO - VATICANO /  ROMA

INTERIOR DA BASÍLICA



 A grandeza e o esplendor do conjunto arquitetônico da Basílica de São Pedro estão intrinsecamente unidos à glorificação de São Pedro, Príncipe dos Apóstolos.

Ele foi o primeiro da longa série de Papas que, como Vigários de Nosso Senhor Jesus Cristo, têm conduzido e conduzirão a Igreja até o fim dos tempos. 

A Basílica foi construída em função do túmulo de São Pedro. Representação material consoladora da promessa de Nosso Senhor: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16,18). 
No século I, funcionava no local o circo de Calígula, um dos mais depravados Césares pagãos. Esse circo servia para corridas de quadrigas e os mais torpes espetáculos. 

São Pedro viu aquele circo ser restaurado, engrandecido e enriquecido pelo imperador Nero, que iniciou as perseguições aos cristãos. O próprio São Pedro foi ali crucificado no ano 67.

O corpo do Apóstolo foi depositado num esquálido túmulo ao lado do circo; e os fiéis, nos interstícios das perseguições, o iam venerar. 

Tem-se notícia de um singelo templo erguido sobre o túmulo de São Pedro pelos primeiros cristãos. 

Nada dele restou, pois em seu lugar, no ano 325, Constantino, à testa de um Império cristianizado, mandou construir uma magnífica basílica em estilo romano, em honra do Príncipe dos Apóstolos. 
A basílica constantiniana sofreu sucessivas reformas e acréscimos, e também toda espécie de calamidades. 

Em 847, os sarracenos a pilharam. Para protegê-la dos maometanos, o Papa Leão IV a rodeou com um muro e torres fortificadas. A área assim protegida foi chamada de Cidade Leonina, que foi o embrião da Cidade do Vaticano. 

Em volta da basílica surgiram igrejas, mosteiros e a residência ou o palácio Papal. 





A NOVA BASÍLICA DE SÃO PEDRO- O Papa Júlio II confiou o plano da Basílica e a sua execução ao famoso arquiteto Bramante. Júlio II em pessoa, na presença de 35 cardeais, colocou a pedra fundamental há 500 anos, em 18 de abril de 1506.

A construção da Basílica durou mais de um século, tendo sido consagrada em 18 de novembro de 1626 por Urbano VIII. Bramante fora sucedido por artistas como Rafael e Michelangelo.

O Papa Paulo V dispôs que a Basílica tivesse forma de cruz latina, para melhor se adequar ao espírito da Contra-Reforma. 

PORTA SANTA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

UM TOUR PELA CIDADE NO ONIBUS TURÍSTICO


UM TOUR PELA CIDADE

DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO, ROMA É CONHECIDA COMO " UMA CIDADE ETERNA ", POIS A ANTIGUIDADE É MUITO BEM REPRESENTADA EM ROMA. TEM A IDADE MÉDIA PRESENTE, TEM O RENASCIMENTO, E O BARROCO FORTÍSSIMO. ANDAR EM ROMA EM PRIMEIRO LUGAR, SIGNIFICA ATRAVESSAR A HISTÓRIA DOS ÚLTIMOS 3 MIL ANOS PRATICAMENTE.


O COLISEU de Roma foi construído entre 70 e 90 d.C. Iniciado por Vespasiano de 68 a 79 d.C., mais tarde foi inaugurado por Tito por volta de 79 a 81 d.C., embora apenas tivesse sido finalizado poucos anos depois. Empresa colossal, este edifício, inicialmente, poderia sustentar no seu interior cerca de 50 000 espectadores1 , em três andares. Durante o reinado de Alexandre Severo e Gordiano III, foi ampliado com um quarto andar, podendo abrigar então cerca de 90 000 espectadores [carece de fontes]. Finalmente foi concluído por Domiciano, filho de Vespasiano e irmão mais novo de Tito, por volta de 81 a 96 d.C..

A construção começou sob ordem de Vespasiano numa área que se encontrava no fundo de um vale entre as colinas de Célio, Esquilino e Palatino. O lugar fora devastado pelo Grande incêndio de Roma do ano 64, durante a época de governo do imperador Nero, e mais tarde havia sido reurbanizado para o prazer pessoal do imperador com a construção de um enorme lago artificial, da Casa Dourada (em latimDomus Aurea), situada num complexo de uma villa,3 e de uma colossal estátua de si mesmo.


O COLISEU atualmente é a maior atração turística de Roma, com milhares de turistas pagando para ver o interior da arena, embora a entrada seja subsidiada para cidadãos europeus, e grátis para europeus menores de 18 e maiores de 65 anos.
O Coliseu é lugar de cerimônias da Igreja Católica nos séculos XX e XXI. Por exemplo, a Via Crúcis, cerimônia realizada na Sexta-Feira Santa, tem uma das estações no Coliseu  .
Em 2012, foi anunciado que o Coliseu está a tombar de um lado: o sul do edifício tem menos 40 cm do que o lado norte, e os especialistas dizem que precisa de intervenção semelhante à que foi feita na Torre de Pisa .

O COLISEU
Os relatos romanos referem-se a cristãos sendo martirizados em locais de Roma descritos pouco pormenorizadamente (no anfiteatro, na arena...), quando Roma tinha numerosos anfiteatros e arenas. Apesar de muito provavelmente o Coliseu não ter sido utilizado para martírios, o Papa Bento XIV consagrou-o no século XVII à Paixão de Cristo e declarou-o lugar sagrado. Os trabalhos de consolidação e restauração parcial do monumento, já há muito em ruínas, foram feitos sobretudo pelos pontífices Gregório XVI e Pio IX, no século XIX

PARTE LATERAL DO COLISEU - A ARQUITETURA DE ROMA É MUITO VARIADA
( ao fundo um edifício moderno )


UM TOUR PELA CIDADE NO ONIBUS TURÍSTICO


  MUITAS FOTOS DURANTE O TOUR PELA CIDADE

TOUR PELA CIDADE


TOUR PELA CIDADE


MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE II - O monumento é controverso desde sua construção pois significou destruir uma grande área do Monte Capitolino, a qual guardava vestígios medievais no local. A construção em si é frequentemente considerada pomposa e demasiado grande.2 4 5 É facilmente visível da maior parte de Roma, apesar de ter um formato de caixa e de não possuir um domo ou uma torre.1 O prédio é também muito branco, chamando muito à atenção no meio dos edifícios marrons que o rodeiam, fazendo com que tenha vários apelidos. Os estrangeiros por vezes referem-se a este monumento como "bolo de casamento", e os romanos apelidaram-no de "máquina de escrever".6 Apesar de todo esse criticismo, o monumento ainda atrai um grande número de visitantes. O ex-presidente italiano Carlo Azeglio Ciampi promoveu a abertura do Vittoriano como um fórum público e mirador do centro da cidade. Essa nova acessibilidade permitiu aos turistas tornarem-se familiares com este marco histórico, possibilitando assim o crescimento da sua reputação entre os populares e até entre os seus críticos.

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II (Monumento Nacional a Vítor Emanuel II), Altare della Patria (Altar da Pátria) ou ainda Il Vittoriano é um monumento em honra a Vítor Emanuel II da Itália, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana
Conhecido como BOLO DE CASAMENTO OU BOLO DE NOIVA.

MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE II



Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II (Monumento Nacional a Vítor Emanuel II), Altare della Patria (Altar da Pátria) ou ainda Il Vittoriano é um monumento em honra a Vítor Emanuel II da Itália, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Situa-se em Roma entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino tendo sido projetado por Giuseppe Sacconi em 1885. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935.1
Feito de puro mármore branco de BotticinoBréscia, apresenta majestosa escadariacolunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vítor Emanuel e duas estátuas da deusa Vitória em quadrigas. A estrutura tem 135 m de largura e 70 m de altura, mas se as quadrigas e as vitórias aladas forem incluídas, a altura passa a ser de 81 m.1 A base do monumento abriga o museu da Unificação Italiana.1 2 Em 2007, um elevador panorâmico foi instalado, permitindo aos visitantes ir ao teto e ter uma visão 360° de Roma.3


TOUR PELA LINDA CIDADE 

COM SUA MAGNÍFICA ARQUITETURA



UMA RIQUEZA ARQUITETÔNICA BELÍSSIMA


UM TOUR PELA PONTE DE SANT"ANGELO - DO LADO ESQUERDO O CASTELO DE SANT`ANGELO CONSTRUÍDO COMO MAUSOLÉU DO IMPERADOR ROMANO ADRIANO.

O CASTELO DE SANT`ÂNGELO, TAMBÉM CONHECIDO COMO MAUSOLÉU DO IMPERADOR ADRIANO, LOCALIZA-SE NA MARGEM DIREITA DO RIO TIBRE, DIANTE DA PONTE SANT`ÂNGELO, PRÓXIMO DO VATICANO, EM ROMA. FOI CONSTRUIDO PELO IMPERADOR ADRIANO.
INÍCIO DA CONSTRUÇÃO: 135 d. C.
ESTILO ARQUITETÔNICO: ARQUITETURA DA ROMA ANTIGA
SEU NOME " SANT`ÂNGELO, " SE DEVE A VISÃO QUE O PAPA GREGÓRIO, AFIRMOU TER TIDO DO ARCANJO MIGUEL, BANINDO SUA ESPADA E ANUNCIANDO O FIM DA GRANDE EPIDEMIA DE PESTES QUE ASSOLAVA ROMA. PARA CELEBRAR ESSA APARIÇÃO UMA GIGANTESCA ESTÁTUA DO ANJO FOI COLOCADA NO ALTO DO PALÁCIO.

PONTE SANT`ÂNGELO - ROMA

NA PONTE DE SANT`ÂNGELO  

PONTE SANT`ÂNGELO - ROMA

A BASÍLICA DE SÃO PEDRO NO ESTADO DO VATICANO - É UMA DAS QUATRO BASÍLICAS PATRIARCAS DE ROMA, SENDO AS OUTRAS A BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO, SANTA MARIA MAIOR e SÃO PAULO  (Extramuros ou fora dos muros). CONTRARIAMENTE À CRENÇA POPULAR, SÃO PEDRO NÃO É UMA CATEDRAL, UMA VEZ QUE NÃO É A SEDE DE UM BISPO. EMBORA A BASÍLICA DE SÃO PEDRO NÃO SEJA A SEDE OFICIAL DO PAPADO ( QUE FICA NA BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO ), CERTAMENTE É A PRINCIPAL IGREJA QUE CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DO PAPA, POIS A MAIORIA DAS CERIMÔNIAS PAPAIS SÃO REALIZADAS NA BASÍLICA DE SÃO PEDRO, DEVIDO À SUA DIMENSÃO E PROXIMIDADE COM A RESIDÊNCIA DO PAPA, E DA LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA NO VATICANO. 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO NO CENTRO DA CIDADE  

TOUR PELA CIDADE









NA PRAÇA DA" FONTANA DI TREVI ", COM UMA AMIGA DO GRUPO DA VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO!


 SELFIE: -  Na capital italiana, a fartura gastronômica é garantida. Aproveite para comer um belo prato de massa ou degustar uma deliciosa pizza. O vinho é obrigatório em qualquer refeição.


1 - O PANTEÃO DE AGRIPA foi destruído por um incêndio em 80 d.C., sendo totalmente reconstruído em 125, durante o reinado do imperador Adriano, como se pode comprovar pelas datas impressas nos tijolos que fazem parte da sua estrutura. A inscrição original, referindo-se à sua fundação por Agripa foi, então, inserida na fachada da nova construção de acordo com uma prática habitual nos projectos de reconstrução devidos a Adriano, por toda a Roma.

2 - Desde o Renascimento que o Panteão é utilizado como última morada de personalidades italianas ilustres, como os pintores Rafael e Annibale Carracci , o arquitecto Baldassare Peruzzi, além de dois reis de Itália: Vítor Emanuel II e Humberto I. A mulher de Humberto IMargarida I, também foi aí sepultada.


3 - Ainda que a Itália seja uma república desde 1947, membros voluntários de organizações monárquicas italiana mantêm uma vigília contínua junto dos túmulos reais, no Panteão.
 Os republicanos insurgem-se frequentemente contra a prática. A autoridades católicas, contudo, autorizam-na, ainda que seja o Ministério do Património Cultural Italiano o responsável pela sua segurança e manutenção.

4 - Os romanos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. A grade parte dos deuses romanos foram retirados do PANTEÃO GREGO, porém os nomes originais foram mudados.
Como sabemos, os principais deuses da civilização antiga romana eram: Jupiter, Juno, Apolo, Marte, Diana, Vênus, Ceres e Baco ( conhecido por todos, como o "deus do vinho" )
NA PRAÇA DO PANTEÃO 

PRAÇA DO PANTEÃO

Numa série de acontecimentos sem precedentes em toda a península itálica, Roma tornou-se a capital da nova Itália unificada de Giuseppe Garibaldi, em 1871. Em 11 de fevereiro de 1929, Benito Mussolini estabeleceu, numa série de acordos com o Papado, o Estado independente do Vaticano, cedendo um pedaço de 0,44 km² no seio da cidade a este novo país.







A BASÍLICA DE SÃO PAULO EXTRAMUROS localiza-se ao longo da Via Ostiense, próximo à margem esquerda do Tibre e a aproximadamente 2 km da Muralha Aureliana, saindo pela Porta São Paulo, resultando o nome: fuori le mura (fora do muros, extra-muro).
No local onde foi erguida a basílica, reza a tradição, é onde o apóstolo Paulo, ao qual é dedicada a igreja, foi sepultado e o túmulo do santo se encontra debaixo do altar maior, dito altar papal. Por esta razão houve, ao longo dos séculos, um grande movimento de peregrinação. A partir do século XIII, data do primeiro Ano Santo, faz parte do itinerário jubilar para obter-se indulgência e ver celebrar a abertura da Porta Santa.


A BELÍSSIMA BASÍLICA DE SÃO PAULO - ROMA
A construção que tem 131,66 m de comprimento, largura 65 m e altura 29,70 m, é imponente e representa pela grandeza a segunda dentre as quatro basílicas patriarcais de Roma. A atual basílica é uma reconstrução do século XVIII da antiga basílica paleocristã do tempo de Constantino.
A basílica, e todo o complexo anexo, como o claustro e o mosteiro, não fazem parte da República Italiana mas são propriedades da Santa Sé.

BASÍLICA DE SÃO PAULO - Desde 2002 foram efectuadas escavações arqueológicas na basílica que em 2006 encontraram um túmulo de baixo do altar-mor da basílica.
O túmulo - que já em 390 se acreditava ser de São Paulo - tem inscrita a frase "PAULO APOSTOLO MART" (Paulo, apóstolo mártir), apresenta uma abertura e foi encontrado entre os dois templos que foram construídos um sobre o outro. A lápide sepucral que traz o nome PAULO possui três orifícios, um redondo(que não altera a inscrição) e dois quadrados. Eles se ligam a um pequeno escoadouro conectado ao túmulo, e lembram o costume romano, depois cristão, de derramar perfumes nos túmulos1 . Essa lápide dos séculos IV-V, muito provavelmente, é testemunha de um culto anterior à grande construção de 3861 .


BASÍLICA DE SÃO PAULO - Durante as reformas mais recentes, foi aberta uma grande janela sob o altar papal, para que os fiéis possam ver o túmulo do Apóstolo.  O Papa Bento XVI autorizou o estudo científico do achado. Apesar de não ter sido aberto, foi feito um pequeno orifício e as investigações feitas com recurso a uma microcâmara, que recolheu várias partículas e fragmentos, confirmam que tratar-se de um túmulo datado dos séculos I e II.
O exame do carbono 14 a fragmentos de osso e confirmou que se trata de uma pessoa que viveu entre o século I e II, tendo o papa referido que "isso parece confirmar a tradição unânime e incontestável de que se trata dos restos mortais do Apóstolo Paulo".


INTERIOR DA BASÍLICA DE SÃO PAULO





PARTE EXTERNA DA BASÍLICA DE SÃO PAULO

INTERIOR DA BASÍLICA


INTERIOR DA BASÍLICA DE SÃO PAULO


INTERIOR DA BASÍLICA DE SÃO PAULO

LOCAL DO TÚMULO DO APÓSTOLO SÃO PAULO

LOCAL DO TÚMULO DO APÓSTOLO PAULO





EXPOSIÇÃO ARQUEOLÓGICA SITUADA AO LADO DA BASÍLICA DE SÃO PAULO

EXPOSIÇÃO ARQUEOLÓGICA 





Panteão, situado em RomaItália, também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifícioconstruído na época greco-romana que, actualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído que se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula.
O Panteão original foi construído em 27 a.C., durante a República Romana, durante o terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa. Efectivamente, o seu nome está inscrito sobre o pórtico do edifício. Lê-se aí: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT, o que significa: "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul".

AO FUNDO O SÍTIO ARQUEOLÓGICO

O SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL FOI ESTENDIDO EM 1990 PARA AS PAREDES  DE URBANO VIII,  INCLUINDO ALGUNS DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS DA ANTIGUIDADE COMO O FÓRUM, O MAUSOLÉU DE AUGUSTO, O MAUSOLÉU DE ADRIANO, O PANTEÃO, A COLUNA DE TRAJANO e a COLUNA DE MARCO AURÉLIO, BEM COMO OS EDIFÍCIOS RELIGIOSOS E PÚBLICOS DE ROMA PAPAL



A Fontana di Trevi, com a sua paisagem espetacular e grandiosidade barroca, dá um toque romântico a Roma, às vezes perdido na concepção dos monumentos históricos intensos, como o Coliseu. É o ponto preferido dos casais apaixonados ou que se apaixonam na Cidade Eterna. É o ponto final da cidade, que se transforma no retorno. Reza a lenda que estrangeiros, forasteiros, turistas, quando visitam Roma, devem jogar uma moeda na fonte para que possam retornar. O ritual é repetido por todos, que assim, garantem a esperança de um dia poder rever Roma, e, principalmente, poder rever a fonte mais bela e romântica do mundo.

Considerada a mais bela fonte do mundo, a Fontana di Trevi, literalmente traduzida como Fonte dos Trevos, é um dos mais sedutores monumentos de Roma. Sua beleza dimensional feita de água e pedra foi construída sobre o esplendor do barroco italiano. A beleza estética faz desta obra de arte um símbolo das esculturas que adquiriram uma mítica lendária, com linhas tênues entre o fulgor e o monumento, causando uma empatia romântica com todos os cidadãos do mundo, fazendo dele um triunfo do barroco.

A fonte, localizada na freguesia de Trevi, no Bairro do Quirinal, no centro histórico de Roma, desenha a fantasia das suas águas e estátuas aninhadas no centro de um palácio, possuindo vinte metros de largura e cerca de vinte e seis metros de altura. Verdadeira maravilha do mundo, seu esplendor começa quando nos aproximamos ao redor, ouvimos o som crescente das águas, e de repente, estamos diante de uma visão edênica da criação humana, contemplando uma das mais deslumbrantes vistas do planeta. O espaço da fonte abre-se aos olhos do visitante, com a força da água a emanar das pedras, como se adquirisse vida e arrebatasse-nos para um cenário preso na beleza da arte do homem.
Diante da fonte, a primavera é eterna, Netuno rompe a paisagem e a pedra na qual foi esculpido, tornando viva a arquitetura. Vento, luz, sombras, pedra, água, juntam-se como se fosse formado um imenso mar, num cenário intenso e de uma dramaticidade singular.