domingo, 14 de dezembro de 2014

9 - SORRENTO - CONTINUAÇÃO DA VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO: VIAJANDO NO ÔNIBUS TURÍSTICO PARA A LINDA SORRENTO, a cidade das sereias. - Sorrento é uma comuna italiana da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 15 659 habitantes. Faz fronteira com Massa Lubre. Byron, Keats, Goethe, Wagner... A lista de poetas e compositores que já foram inspirados por Sorrento é longa. Não é para menos. Agarrada a um penhasco como um frágil terraço sobre o mar e sombreada por limoeiros, é ponto de partida para diversas atrações da região da Campanha. Fica perto de Nápoles e de Pompeia, grudadinha na Costa Amalfitana e a meia hora de barco da charmosa ilha de Capri. Mas a cidade de Sorrento também é uma atração em si, com belíssima vista de todo aquele mar infinito. Como diz a canção: "Vide'o mare quant'é bello, spira tantu sentimento".


SORRENTO
País Itália
RegiãoFlag of Campania.svg Campânia
ProvínciaProvincia di Napoli-Stemma.svg Nápoles
Área
 - Total9 km²
Altitude50 m (164 pés)
População
 - Total15 659
    • Densidade1740/km2 
Código Postal80060 Capo di Sorrento (Sorrento Capo), 80067 Sorrento (capoluogo, Sorrento Marina Grande)
SORRENTO - Sorrento, que vive entre mito e história, existe desde a fundação de Roma; chamada Terra das Sereias (Sirentum) ou Surréo (Escorrer), nome sugerido pelos gregos, encantados pelos tantos córregos de águas cristalinas que desaguavam no mar; suas origens provêm do período Paleolítico.
Uma cidade, um autêntico “Castrum” com três lados defendidos por vales e um lado pelo mar, do qual se eleva cerca de 50 metros.
No período romano, Sorrento foi declarada “municipium” e no final do primeiro milênio,  ducado, com moeda própria, da área de Sarno até Punta Campanella, do qual se separaram Stabia, Vico Equense, Massa Lubrense (1467) e Piano (1808).
Os nobres se reuniam nos Sedili (Instituições Administrativas) de Porta e de Dominova, os únicos existentes na região de Nápoles após a abolição dos mesmos com a lei do Código Napoleônico de 25 de abril de 1800.
SORRENTO - A Cidade de Sorrento se desenvolveu de acordo com os padrões urbanísticos do período Greco-Romano, com os “Decumani” (leste-oeste) e os “Cardini” (norte-sul), hoje identificados na Via San Cesareoe, Via Santa Maria della Pietà (decumani) e Via tasso e Via R. Reginaldo Giuliani (cardini), com quatro portas, entre as quais a mais importante na direção do chamado "Piano", sobre a qual se colocava a estátua do Santo Protetor, Santo Antonino (presente ainda hoje na entrada do centro histórico).
Sede do Arcebispado, tendo como subordinados os antigos Bispados de Castellammare di Stabia, Vico Equense, Massa Lubrense e Capri; o último incorporado com Vico Equense e Massa Lubrense após o Acordo de 16 de fevereiro de 1818 entre os Bourbons e a Santa Sé, apresenta um grande patrimônio de igrejas, cuidadas com muito zelo, algumas derivadas de conventos religiosos ou designadas a arquiconfrarias instituídas desde o Século XIV e responsáveis por um prestigioso patrimônio de fé e principalmente de arte.

 O PIANO DE SORRENTO - Piano di Sorrento é uma comuna italiana da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 12.808 habitantes. Estende-se por uma área de 7 km², tendo uma densidade populacional de 1830 hab/km²
 SORRENTO - Sorrento, na região da Campania, tem mar mas não tem praia nem monumentos importantes, mas é uma cidade muito agradável e segura para admirar as paisagens sobre a costa. Sorrento está sobre os penhascos íngremes, cercada por montanhas de calcário e é o ponto de partida dos ferries e hydrofoils que levam a Capri e até Massa Lubrense; um típico povoado de pescadores. Também é o ponto que leva a Ischia e Procida. 

Vesúvio é um estratovulcão localizado no golfo de NápolesItália, a cerca de nove quilômetros a oeste de Nápoles e a curta distância do litoral. É o único vulcão na Europa continental a ter entrado em erupção nos últimos cem anos, embora atualmente esteja inativo. Dos dois outros principais vulcões ativos da Itália, o Etna está localizado na ilha da Sicília e o Stromboli está na ilha homônima.


SORRENTO - Hoje a cidade apresenta um patrimônio turístico-receptivo com mais de cem complexos hoteleiros, 12000 leitos e 3000 atividades relacionadas complementares.
SORRENTO - Hoje Sorrento e a Península Sorrentina são uma excelente meta de excursões para visitar as belezas naturais da costa, admirar o patrimônio cultural deixado por poetas e escritores como Torquato Tasso (nascido em Sorrento em 11 de março de 1544 e morto em Roma em 25 de abril de 1595), desfrutar da Ilha de Capri e da Costa Amalfitana, Nápoles, Pompéia, o maior sítio arqueológico do mundo e o vulcão Vesúvio.

GRAND HOTEL FLORA

GRAND HOTEL FLORA

VISTA AO LONGE do VULCÃO:  VESÚVIO - O Vesúvio é mais conhecido pela erupção em 79 d.C., que resultou na destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano. Ambas jamais foram reconstruídas, apesar de habitantes sobreviventes e saqueadores ocasionais terem realizado diversos despojos nos escombros. A localização das cidades foi eventualmente esquecida, até serem acidentalmente redescobertas no final do século XVIII.
LINDO SORRENTO!!! - Os Monumentos mais importantes são o Claustro de São Francisco, do século XIV, o campanário da Catedral, o Sedil Dominova em Via San Cesareo e alguns edifícios ao longo da via Santa Maria della Pietà.
A economia de Sorrento abrange toda a Península Sorrentina, tem como setor predominante o turismo, desenvolvido grandemente na Época do “Grand Tour” entre os séculos XVIII e XIX. A cidade sempre foi destino de visitantes, italianos e estrangeiros, que a descreveram como uma das principais cidades turísticas da região Campania e da Itália.
AMEI SORRENTO!!! - Na segunda metade do século XIX, no período de 22 de março a 11 de maio de 1873, Sorrento foi destino de importantes governantes europeus; a Czarina Marina Alexandrowna escolheu a pátria do poeta Tasso para passar suas férias, recebendo visitas da família real italiana. Visitaram Sorrento: o Duque de Wellington em 1835, Luís II da Baviera em 1853, Frederico da Prússia em 1862, a Imperatriz Eugênia da França em 1868, o príncipe de Gales em 1875 e em 1907, o Vice-Rei do Egito em 1886, o rei Óscar da Suécia em 1888 e muitos outros, entre os quais o Papa Pio IX.
AO LONGE O VULCÃO VESÚVIO - No século XVIII a cidade de Pompeia e Herculano foram redescobertas embaixo da terra perto do Vulcão Vesúvio. Um homem estava escavando perto de lá e começa a ver pedaços de 'telhas'. Curioso, escavou tudo e descobriu cidades (Pompeia e Herculano) embaixo da terra, com casas destruídas e muito mais. Dentro das casas destruídas ainda haviam resíduos de pessoas inteiras (cascas de pele petrificadas). 
AO LONGE O VULCÃO VESÚVIO - A erupção de 79 também mudou o curso do rio Sarno e aumentou a área litorânea do entorno. O Vesúvio em si passou por diversas alterações significativas – suas encostas ficaram desmatadas e seu pico mudou consideravelmente devido à força da erupção. Desde então, o vulcão entrou em atividade diversas vezes, sendo considerado atualmente um dos mais perigosos do mundo devido a sua tendência de erupções explosivas e à população de 3 000 000 habitantes em suas proximidades, o que faz desta a região vulcânica mais populosa do mundo.1
AO LONGE O VULCÃO VESÚVIO - A erupção de 79 também mudou o curso do rio Sarno e aumentou a área litorânea do entorno. O Vesúvio em si passou por diversas alterações significativas – suas encostas ficaram desmatadas e seu pico mudou consideravelmente devido à força da erupção. Desde então, o vulcão entrou em atividade diversas vezes, sendo considerado atualmente um dos mais perigosos do mundo devido a sua tendência de erupções explosivas e à população de 3 000 000 habitantes em suas proximidades, o que faz desta a região vulcânica mais populosa do mundo.
SORRENTO

SORRENTO,  A CIDADE APAIXONADA DA ITÁLIA!!!

SORRENTO
Segundo historiadores, Sorrento foi fundada por Liparus, neto de Ulisses e Circe mencionados na mitologia grega. Na era pré-romana, Sorrento foi influenciada pela civilização grega o que pode ser visto pelo grande templo. De acordo com a lenda, Ulisses teria dedicado seu culto às sereias, surgindo daí o nome de Sorrento. Contam as lendas que ali viveram as sereias que atraiam os marinheiros cantando com sua bela voz sobre as pedras, especialmente em Punta Campanella.



SORRENTO
TRAÇADO NO ROTEIRO DA VIAGEM PELA REGIÃO DA CAMPANHA,  NÁPOLES, QUE É A CAPITAL DA REGIÃO E A CHARMOSA COSTA AMALFITANA, VEIO LOGO NA MENTE A CIDADE DE SORRENTO, POMPÉIA E A ILHA DE CAPRI, COMBINANDO A RIQUÍSSIMA HISTÓRIA DO LOCAL, A QUAL SE UNE PERSONAGENS HISTÓRICOS E MITOLÓGICOS ( Citados do meu comentário na página inicial ).
COM VISTAS BELÍSSIMAS E ENCANTADORAS, FAZEM DESTA REGIÃO, UM CENÁRIO INESQUECÍVEL. 

COMO ESTA FOI A MINHA PRIMEIRA VIAGEM À ITÁLIA E A COSTA AMALFITANA NO SUL DA ITÁLIA, ERA UM GRANDE DESEJO AO CHEGAR EM SORRENTO, CONHECER OS FAMOSOS LIMÕES DE SORRENTO.
AO CHEGAR NA HORA GASTRONÔMICA, MINHA PRIMEIRA TENTAÇÃO FOI PEDIR UM SUCO DE LIMÃO.
ACHEI REALMENTE REFRESCANTE E O GOSTO DO LIMÃO DE SORRENTO É UMA DELÍCIA!!! 

4 comentários:

  1. TORQUATO TASSO ( Nasceu em Sorrento, 11 de março de 1544 — Roma, 25 de abril de 1595) foi um POETA italiano, contemporâneo de Ariosto, do século XVI, conhecido pelo poema La Gerusalemme Liberata (A Jerusalém libertada), de 1580, no qual descreve os combates imaginários entre cristãos e muçulmanos, no fim da Primeira Cruzada, durante o cerco de Jerusalém. Ele sofria de uma doença mental e morreu poucos dias antes de ser prevista sua coroação como o rei dos poetas pelo Papa. Até o início do século XIX, Tasso continua sendo um dos poetas mais lidos na Europa.1 José Agostinho de Macedo considerava Tasso superior a Homero e a Virgílio, e afirmava Jerusalém como o mais perfeito dos poemas épicos.2

    ResponderExcluir
  2. Hoje Sorrento e a Península Sorrentina são uma excelente meta de excursões para visitar as belezas naturais da costa, admirar o patrimônio cultural deixado por poetas e escritores como Torquato Tasso (nascido em Sorrento em 11 de março de 1544 e morto em Roma em 25 de abril de 1595), desfrutar da Ilha de Capri e da Costa Amalfitana, Nápoles, Pompéia, o maior sítio arqueológico do mundo e o vulcão Vesúvio.

    ResponderExcluir
  3. Continuarei comentando sobre os belíssimos lugares da Costa Amalfitana que conheci, nos BLOGS posteriores.

    ResponderExcluir