quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

6 - POMPEIA / ITÁLIA - UMA IMPRESSIONANTE VISITA A CIDADE DE POMPEIA ! - Saímos da cidade de Sorrento pela manhã, passamos pela cidade de Nápoles e depois fomos a impressionante cidade de Pompeia!

 EM DIREÇÃO A CIDADE DE POMPEIA - Pompeia ou Pompeios  foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.
Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, atualmente Pompeia é uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2,500,000 visitantes por ano.

Depois que as grossas camadas de cinzas cobriram Pompeia e Herculano, estas cidades foram abandonadas e seus nomes e localizações eventualmente esquecidos. A primeira vez em que parte delas foi redescoberta foi em 1599, quando a escavação de um canal subterrâneo para desviar o curso do rio Sarno esbarrou acidentalmente em muros antigos cobertos de pinturas e inscrições. O arquiteto Domenico Fontana foi então chamado, e ele escavou alguns outros afrescos antes de mandar que tudo fosse coberto novamente. Tal procedimento foi visto posteriormente tanto como um ato de preservação do sítio para gerações posteriores quanto um ato de censura, considerando-se o conteúdo sexual das pinturas e o clima moralista e classicista da contra-reforma na época.
Herculano foi apropriadamente redescoberta em 1738 por operários que escavavam as fundações do palácio de verão do Rei de Nápoles, Carlos III. Pompeia foi redescoberta como resultado de escavações intencionais realizadas em 1748pelo engenheiro militar espanhol Rocque Joaquin de Alcubierre. As duas cidades passaram então a ser exploradas, revelando muitas construções e pinturas intactas. Carlos III demonstrou bastante interesse nas descobertas, mesmo após se tornar rei da Espanha, pois a exibição das antiguidades reforçava o poder político e cultural de Nápoles.


CONHECENDO POMPEIA - ITÁLIA ( VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO COM O GRUPO DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE PAULA - BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO
(  FOTO: RUAS DE POMPEIA E NO FUNDO DA FOTO UM POUCO DO VULCÃO VESÚVIO )


RUAS E RUINAS DA CIDADE DE POMPEIA
Em Pompeia é possível ver uma cidade romana grande, com seus casarões.

Em Pompeia é possível ver também, uma cidade romana com suas avenidas e templos.  

Quando o Vesúvio entrou em erupção, em agosto de 79 d.C., ninguém esperava. O vulcão já estava dormindo há uns 800 anos e, com isso, o pessoal já tinha esquecido que aquela montanha era uma bomba-relógio. A erupção começou, segundo os cientistas, por volta das 13h do dia 24 de agosto. Foi uma explosão fortíssima, que levou para os ares boa parte do topo do vulcão e mandou pedras e lava quilômetros para o alto.
A partir daí, as pessoas começaram a fugir e buscar abrigo. Pompeia tinha cerca de 20 mil habitantes e ficava a uns 8 km de distância do Vesúvio. Herculano, menor e mais rica, tinha 4 mil habitantes e estava a uns 7 km.



As primeiras escavações profissionais foram supervisionadas por Karl Weber.12 Em seguida foi a vez do engenheiro militar Francisco la Vega, que em 1804 foi sucedido por seu irmão Pietro.13 Em 1860, as escavações foram assumidas por Giuseppe Fiorelli. No começo da exploração, descobriu-se que espaços vagos ocasionais nas camadas de cinzas continham restos humanos. Foi Fiorelli que percebeu que aqueles eram espaços deixados por corpos decompostos, desenvolvendo então uma técnica de injetar gesso neles para recriar perfeitamente o formato das vítimas do Vesúvio. O resultado foi uma série de formas lúgubres e extremamente fiéis dos habitantes de Pompeia incapazes de escapar, preservados em seu último instante de vida, alguns com uma expressão de terror claramente visível. Esta técnica é utilizada até hoje, mas com resina no lugar do gesso, por ser mais durável e não destruir os ossos, o que permite análises mais aprofundadas.

AS RUINAS DE POMPEIA

NAS RUAS DE POMPEIA




O PISO NA ENTRADA DE POMPEIA
PELAS RUAS DE POMPEIA COM O MEU GRUPO DA VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO

CONHECENDO POMPEIA - ITÁLIA ( VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO COM O GRUPO DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE PAULA - BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO


COM AS AMIGAS DA VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO

CONHECENDO POMPEIA - ITÁLIA ( VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO COM O GRUPO DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE PAULA - BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO
( FOTO: COM A AMIGA DA FAMÍLIA E DA PARÓQUIA )

Em Pompéia, a força da natureza foi levemente menor. A cidade ficou soterrada abaixo de “apenas” cinco metros. O calor também foi um pouco menor, já que não foi a lava que absorveu Pompeia, mas cinzas e gases em altas temperaturas.
As pessoas que ainda estavam na cidade também morreram instantaneamente com o calor, mas seus corpos foram preservados na posição que estavam, por conta das cinzas. Foi por isso que os escavadores tiveram a ideia de preservar essas “cascas” com argamassa, que você encontra durante a visita e no Museu Arqueológico de Nápoles.


2 comentários:

  1. POMPEIA é uma comuna italiana da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 25.751 habitantes.
    O Vulcão Vesuvio resultou na destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano. Ambas jamais foram reconstruídas, apesar de habitantes sobreviventes e saqueadores.

    ResponderExcluir
  2. Saímos da cidade de Sorrento pela manhã, passamos pela cidade de Nápoles e depois fomos a impressionante cidade de Pompeia!
    ( Nosso Grupo de Peregrinação da Paróquia São Francisco de Paula )

    ResponderExcluir